17.2.13

World peace cookies

Antes de começar com este post, só vos quero informar que por aqui pela minha Sibéria tem estado sollllll!! E como tal tenho andado mais animadita e aproveito para recarregar as minhas baterias!! Vai ser sol de pouca dura, mas aproveitamos enquanto há!!

Noutro dia até fui de compras.... Olarila.... Coisa que já não me lembrava de fazer! E quando digo de compras, é ir ver as roupinhas para a minha pessoa... Normalmente sempre vejo prós pequenotes, mas desta vez foi para mim!! E não que precisasse, mas sim porque mereço!!

E é como estas bolachinhas de chocolate! Naqueles dias que estamos assim assim, podemos deitar mão que serão um miminho.

Trata-se de mais um desafio do Dorie's às Sextas e este deixou as meninas reticentes!! A Susana foi a primeira a experimentar e relatou o desastre que me fez ficar se experimentava ou não! Mas como eu e as bolachas temos uma paixão de por vida, lá me decidi a experimentar!

E aqui estão elas.



World Peace Cookies

(36 cookies)( traduzido por Mariana Fidalgo)

Ingredientes:

  • 1 1/4 medidas de farinha (aprox. 156g)
  • 1/3 medida de cacau (aprox. 29g)
  • 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
  • 156g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 2/3 medida de açúcar amarelo (aprox. 133g)
  • 1/4 medida de açúcar branco (aprox. 67g)
  • 1/2 colher de chá de flor de sal (ou 1/4 de sal refinado)
  • 1 colher chá de extracto de baunilha (esqueci-me de colocar)
  • 140g de chocolate meio amargo, cortado em pedaços pequenos (usei 40 gramas em forma de pepitas e 100 gramas de chocolate cortado em pedaços)

Peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato de sódio juntos.
Com uma batedeira, de preferência com uma pá, bata a manteiga até que esteja macia e cremosa. Adicione os açúcares, o sal e o extracto de baunilha e bata por mais 2 minutos.
Desligue a batedeira. Acrescente os ingredientes secos, tape a vasilha da batedeira com um pano e ligue-a em pulsos curtos (aprox. 5), de 1-2 segundos cada. Espreite - se ainda houver muita farinha à superfície da massa, pulse mais duas vezes; se não, retire o pano. Continue a bater em velocidade baixa, por aprox. 30s, até que a farinha desapareça na massa - para a textura ideal, a massa deve ser manipulada o menos possível, após adição da farinha. Não se preocupe se a massa parecer pouco coesa. Acrescente os pedaços de chocolate e mexa o suficiente para os incorporar.
Despeje a massa numa superfície, junte-a e divida-a em duas partes. Trabalhando com uma parte de cada vez, molde a massa em troncos de 3,8cm de diâmetro. Enrole-os em película aderente e leve ao frigorífico por, pelo menos, 3 horas (a massa pode ser refrigerada até 3 dias on congelada até 2 meses; se a congelar, não precisa de descongelar antes de assar - basta cortar às fatias e acrescentar 1 minuto ao tempo de cozedura). 
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre duas assadeiras com papel vegetal ou tapetes de silicone. Com uma faca afiada, corte os troncos em rodelas de 1,3cm de espessura (é normal que as rodelas rachem ao cortar - não se preocupe, simplesmente cole os pedaços dos cookies na assadeira). Disponha as rodelas nos tabuleiros, com 3cm de espaço entre eles.
Asse os cookies um tabuleiro de cada vez, por 12 minutos - não vão parecer prontos nem vão estar firmes, mas é mesmo assim. Transfira o tabuleiro para uma grade e deixe os cookies arrefecerem até estarem mornos - nesse momento pode servi-los ou transferi-los para uma grade para arrefecerem completamente.

Quando aponto as receitas, não as aponto na totalidade! E para não gastar papel deixo-as no computador e faço autênticas maratonas lá em casa! Com esta não foi menos.... E aquilo que poderia ter sido um verdadeiro desastre por causa da temperatura do forno, foi salvo por um click enquanto as cortava.
Tenho que admitir que não são bonitas, são assim como rústicas, mas de uma coisa posso assegurar, são fantabulásticas!! Mornas são algo do outro mundo!

Alguém é servido???

28 comentários:

  1. Pois eu acho que ficaram super giras as bolachas, mesmo gulosas!

    ResponderEliminar
  2. Eu! Eu! Eu quero umas poucas!! :)
    Estão mesmo com um ar muito rústico!
    O sol é uma daquelas coisas da vida que faz muitaaaaa falta!!! Como eu te compreendo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonia!! Ainda bem que entendes a minha falta de sol! Pelos vistos ha mais gente a sofrer do mesmo!! Leva as que quiseres!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns à mamã! Além de bonita, faz coisas bem apetitosas!!! A sério que vive na Sibéria?!!! Ou é a brincar? Eu vivo em Bruxelas e estou farto de tantas semanas sem ver o sol !!! Dou em doido !!! Parabéns mais uma vez pelo que nos presenteia! beijinho para si e bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não é a Sibéria verdadeira, Carlos! Vivo no Pas de La Casa em pleno pirineu andorrano e chamo-lhe assim carinhosamente!!!
      Fico mto contente de saber que gosta do que vê por aqui!! Obrigado por esse elogio!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei o aspecto das tuas bolachinhas ficaram lindas :) Adorei fazer estas porque o sabor é maravilhoso :)
    Ainda bem que tens tido sol para alegrar os tua alma e os teus dias:)
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simmmmm.... So falta mesmo o mar!! Mas esse é mais complicado!! Mas tudo a seu tempo!!
      E tu bem sabes que estas bolachas sao magnificas!
      Beijinhos Joaninha!!!

      Eliminar
  5. Querida Mena: mas é claro que sou servida!!Levo umas quatro de uma vez para poder satisfazer a minha gulodice. Adorei! Parecem mesmo deliciosas,daquelas que não conseguimos parar de "provar".
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, entao leva as que quiseres!! Ja sabes que ha sempre bolachas!!
      Obrigado minha querida!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficaram lindas, Mena! São super saborosas...e gosto do aspecto rústico!
    Sabe tão bem fazer umas compras para nós, não é?
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula! E sim sao deliciosas!! E as compras... Olha ja nao me lembrava de o fazer e soube tão bem!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Acho que estão bem bonitas Mena! Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Mena querida, eu fui lendo os comentários e fiquei na bancada!
    Olhando o teu post anterior e este... bem de facto estas meninas não são tão vistosas, mas não duvido que são "fabulásticas", só podem a avaliar pela lista de ingredientes.
    Com que então comprinhas... sabe tão bem comprar uns trapinhos novos! Ainda bem que veio o sol para te animar e alegrar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razao Lenita! Estas e as outras só têm de comum, o maravilhoso sabor! Cada uma no seu sitio!!
      E sim minha querida, fui de compras!! Como tu dizes uns trapinhos nunca nos fazem mal!!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  9. Que maravilha sem duvida, agora com um belo de um chá calhava tão bem amiga :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá...
    Que aspecto delicioso ;)... Vou tirar um saquinho :)... Adorei :)... Bjokas..

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ó Mena, comia-as agora mesmo, com o cházinho, já que, se por aí o sol brilha, por cá tem chovida muito.
    Que raiva que nos fazes.
    Não fosse eu preguiçosa para doces (e ainda bem que sou, senão enchia-me destas saborosas e bonitas bolachas)e o meu coelsterol e outras coisas mais iriam ressentir-se.
    Mas sou cuidadosa e controlada.
    Parabéns. Continuas a ser uma tentadora de gulas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Eu levo as que sobram, porque ja todas as meninas se serviram ;-) mais umas maravilhosas bolachas saidas das tuas maos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha! Parabens tem aqui um blog muito bom com receitinhas deliciosas, ja me fiz sua seguidora!
    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Que espectaculares que estão... :) desaparecem num instante não é???? beijocas grandes

    ResponderEliminar
  15. Eu sou servida, obrigada! E repito de certeza! Chocolate faz bem ao coração :)
    Não tenho tido tempo para fazer as deliciosas receitas das Dories...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Eu vou já servir-me de duas ou três bolachinhas destas porque ficaram com um aspecto fantástico!! É uma tentaçãi de chocolate :)

    Ainda bem que tens tido sol na tua Sibéria, fica-se logo com outro humor!


    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Amiga,

    Sorte a tua !
    Por aqui, depois de ter feito 600 km. num só dia, nunca o Sol apareceu, nem aqui, nem a 300 km. de distância ! :-(
    Foi um Domingo cinzento e chuvoso !

    As bolachinhas, pois é, já as vi em diversos locais, tenciono fazê-las, mas ontem era completamente impossível.
    Acho que as tuas ficaram lindas, altamente apetecíveis e sinceramente eu gosto de bolachas com aspecto rústico e caseiro, muito mais do que aquelas todas muito e muito certinhas, com aspecto industrializado !
    Por isso, querida, estás de parabéns, para mim estão perfeitas ! :)

    Quanto a trapinhos, fizeste tu muito bem, por mim acho que qualquer trapinho te deve assentar que nem uma luva ! ;-)

    Beijinho grande, boa segunda feira !

    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Ai que tentadoras ficaram, se pudesse pegava uma hummm

    beijinho Mena e boa semana!

    ResponderEliminar
  19. Já vi umas quantas bolachas destas hoje e já tenho ali a receita para r experimentar!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Qué buenas Mena. Yo las hago de mantequilla únicamente pero al añadirles el chocolate deben quedar espectaculares, no las he hecho nunca pero voy a probar a hacerlas. Voy a buscar el strudel de fresas, jajaja. Besos

    ResponderEliminar