31.8.14

Um bundt para as férias!!



Depois de dois meses intensos de trabalho, tanto que quase não dou conta dos dias a passar, estou oficialmente de férias! Uma semaninha, para não fazer nada!

Como se isso fosse possível! Aquilo que não foi feito em dois meses, tem que ser feito nesta semana, mas sem pressas, porque de manhã o despertador vai estar desligado! E mesmo que me esqueça de o desligar, nunca o oiço, mas já sei que vou acordar sobressaltada, a pensar que tenho que ir trabalhar.

Há as compras da escola para fazer, as roupas para ordenar e voltar à rotina do dia-a-dia e, esperar que os meus veraneantes cheguem e estejam os primeiros dias a contar as peripécias de mais umas férias de Verão. É que por telefone, acabam por não contar tudo! E quando cheguem já sei que não se vão calar e eu vou chegar ao fim do dia, a pensar quantos meses tiveram fora.

Quando estive de folga, tentei descansar! Passei pela minha cozinha, que para mim significa descanso, e estive toda a tarde no sofá a ver filmes! Mas o resultado, não poderia ter sido mais proveitoso.

Na noite anterior quando cheguei a casa, tinha na cabeça, sim porque algum dia destes vou deixar de ter sítio para tanta ideia, um Bundt. Pois claro que tinha que ser um Bundt, com aromáticas, ou não tivesse a decorrer mais uma edição da BundtMania.

Tinha visto uma receita no Kiss My Bundt, que já a tinha feito há uns tempos, mas que nunca a trouxe até aqui e estava aqui pendente. 

A mistura mangericão e lima deixava-me a matutar! Mas maldição, porque não encontrei mangericão fresco, nem mesmo uma planta.... Que triste fiquei! Tive que usar congelado sabendo que o resultado poderia nao ser o esperado.

Ora com o mangericão em casa e as limas, já podia começar o bolinho! Pois sim.... Mas lembrei-me de dar uma vista de olhos a mais dois livros... Ai o que eu fui fazer!! Da outra vez que experimentei a receita, havia qualquer coisa que se me escapava e desta vez, queria que o resultado fosse melhor. Que a textura fosse mais aveludada e que o sabor fosse mais acentuado. 

Resumindo e concluindo, põe daqui, tira dali, junta isto e tira aquilo, este bolo foi um milagre ter saído bem! A sério! 

Normalmente antes de começar uma receita, vejo sempre o que tenho na dispensa! Se tenho tudo o que preciso, preparo tudo e só depois deito mãos à obra. Neste caso vi a despensa tarde demais, e dei-me conta que não tinha fermento em pó que me chegasse.... e eu pensei, depois de ja ter batido a manteiga com o açúcar, vais fazer asneira! Não podia sair para comprar o dito fermento e não me apeteceu andar a bater à porta das vizinhas, para saber se tinham. Limitei-me a juntar o que havia em casa, e a bem da verdade, é que até a mim me deixou surpreendida.



Bundt Cake de Lima e Mangericão
(receita adaptada do Kiss My Bundt, do Grand Livre de Patissêrie Facile, e do Gâteaux simplissimes - Marabout Chef - Hors de Série)






Ingredientes:
- 150 gramas de manteiga temperatura ambiente sem sal
- 3 ovos
- 250 gramas de açúcar
- 1 colher de sopa de raspa de lima (raspa de 3 limas aproximadamente)
- Sumo de meia lima
- 150 ml de leite gordo 
- 3 colheres de sopa de mangericão congelado finamente picado
- 200 gramas de créme frâiche
- 250 gramas de farinha sem fermento (para bolos)
- 60 gramas de farinha com fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Execução:
Aquecer ligeiramente o leite e colocar o mangericão e deixar infusionar durante meia hora.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar as farinhas, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Numa taça bater a manteiga com o açúcar até obtermos uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar os ovos um a um, misturando bem em cada adição. Juntar a raspa e o sumo da lima.

Misturar o leite com o mangericão*, com a crème frâiche. 

Adicionar 1/3 da mistura seca (farinhas) e incorporar bem na massa, a uma velocidade média. Juntar metade da mistura de leite e crème frâiche, baixando a velocidade da batedeira. Alternar até finalizar com a farinha.

Colocar a massa na forma de Bundt devidamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno, aproximadamente 40 minutos ou fazendo o teste do palito, este deve sair seco.

Retirar do forno e deixar repousar 15 minutos antes de desenformar. 

Desenformar sobre uma rede e deixar arrefecer, envolto num saco de plástico.

Servir simples ou decorado com glace de lima.**

* O leite com o mangericão pode ser usado tal qual ou então podemos passar a varinha mágica, que foi o que fiz. Em lugar de termos um bolo com pequenos apontamentos verdes, das folhas de mangericão, ficamos com um bolinho quase verde, mas de sabor muito mais intenso.

** Não sou muito apologista da glace. Acho sempre um desperdício de açúcar e acho que não aportam muito aos bolos. Isto até ter feito este. Como não segui nenhuma receita, limitei-me a colocar 3 colheres bem generosas de açúcar em pó e adicionar gradualmente sumo de lima, até obter a textura desejada. Depois repartir sobre o Bundt, polvilhando com raspa de lima.






Eu acho que o verde do prato, me absorveu o verde do bolo, e é tudo verde!!! Fica assim um verde clarinho, e só vos posso dizer que o cheirinho que emana, é completamente inebriante.

Acho que foi a primeira vez que um Bundt demorou tanto tempo a ser experimentado. Só o experimentei depois de fazer as fotografias e o problema, foi mesmo parar de o comer.







Demorou a que se cortasse a primeira fatia, porque depois.... Ai que desgraça! Não podia passar por ele na mesa, que tinha que cortar um pedacinho. O que vale é que no dia a seguir o levei comigo, deixando apenas o suficiente para os meus devaneios de gulodice desse dia.

Quando divido estes meus devaneios de gulodice, sabe sempre bem ouvir que está bom! Mas é especialmente gratificante ouvi-lo de pessoas que dizem que não gostam de coisas doces! E este é sem dúvida um bolo para agradar a gulosos, como eu, e a pessoas que não gostam de coisas doces. O mangericão dá-lhe um toque especial e a frescura da lima faz realçar todo esse sabor.

Aromatizamos um Bundt?

3 comentários:

  1. Olá,

    Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

    Ainda não será desta vez que irei participar na bundtmania mas espero que em Outubro participe.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/09/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-maca-e.html

    ResponderEliminar
  2. Cá estou finalmente minha Bundetesita!!
    Olha, com voltas pus em voltas e com falta de ingredientes e substituição de outros ou não, o certo é que o teu bundt ficou maravilhoso e imagino o bom que devia estar, pois essa textura não engana nada e com a lima e o manjericão que adoro, já se vê que só pode ser um pecado!
    Agora que estás mais descansada e mais acompanhada e aconchegada, deixo-te um grande beijinho e votos de excelente semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Toda a cozinheira que se preze tem de ter algo de feiticeira. Não há um ingrediente, inova-se sem ele e faz-se magia. E digo-te que gostei muito deste produto final e desta combinação intrigante. Se fosses minha vizinha terias os raminhos frescos de manjericão sempre que precisasses. Tenho de participar. Vamos a ver se é desta.
    Beijinhos e abraços.
    Patrícia

    ResponderEliminar