30.10.14

Mais uma tarte!


Isto já começa a ser a rotina do blog.... cada quinta feira aparece qualquer coisinha para ocupar espaço e ir aumentando a lista de Aventuras!


Olhem uma Aventura é eu tentar fazer tudo aquilo que imagino num só dia! E agora que os dias são mais pequeninos, só te dás conta quando olhas para a janela e está escuro como o breu! Bem como o breu não porque há as luzes dos candeeiros, mas já é de noite e eu não gosto!


Eu que gosto tanto de solzinho, este agora esconde-se! Mas ainda assim podemos aproveitar porque tem brilhado e não há-de tardar a esconder-se, ou como o Tomás diz, a esconder-se nas nuvens, porque tem medo da neve!!


Os pequenos estão de férias e como tal, hoje o dia foi para ficar em casa! Enquanto um discute porque lhe falta um brinquedo, o outro anda de roda de mim para ver o que faço! O pior mesmo é quando se juntam os dois para querer ajudar.... E acabam por desajudar mais que ajudar e quando dou conta tenho massa por toda a casa.


O Tomás é o que normalmente menos se chega! Lá anda no mundo dele e só de vez em quando e arrastrado pela irmã é que espreita os andamentos.

A Maria não... Assim que me vê preparar alguma coisa, lá vem ela toda lampeira! 


Enquanto preparava a receita pergunta:

- Oh Mãeee que tás a fazer?
- Ando para aqui a inventar, filha!
- Ui Mãe... Isso não vai sair la muito bem!!!
Eu fiquei a olhar para ela e perguntei porquê.
- Então Mãe, tu é que dizes que não gostas de inventos!

Isto porque às vezes costumo dizer que não gosto dos inventos deles.... Para não dizer disparates! E vai daí a rapariga solta assim uma destas!!

Começo a ficar assustada!!!








Assustada fiquei eu quando vi que o tempo para a publicação no grupo Quinze Dias com... Lorraine Pascale, estava a acabar e eu sem nada para publicar.

Há uns tempos comprei um livro desta menina e ainda não tinha tido a oportunidade de experiementar nenhuma das receitas. Pois ao ver que esta quinzena era a Lorraine Pascale a escolhida, fui à prateleira e o livro andava sempre atrás de mim. E ainda assim deixo para quase o final... O tempo não chega para tudo e quando se pensa em fazer qualquer coisa, as minhas neuronas dizem que não! E como sou obediente, não as contrario!

Depois de mais uma vista de olhos ontem, escolhi a receita! Tinha tudo em casa.... Bem quase tudo! E quando voltei das compras, dei conta que não tinha comprado o bendito doce de morango! Mas ainda assim, não ficou por fazer!

Um pequeno precalço no final, quase deitou a perder todo o trabalhinho de uma manhã! As fotos não são as que eu queria, mas não podia deixar de publicar!


Antes de publicar fiquei a saber que esta tarte é mundialmente conhecida! E eu fartei-me de rir, porque nunca tinha ouvido falar e muito menos provar a dita! Fiquei assim muito pequenina, pela minha ignorância, mas é como eu costumo dizer, todos os dias aprendo algo novo e hoje foi o que é uma Bakewell Tart. E agora entendo porque os subditos de sua Majestade gostam tanto da hora do chá! Com tartes assim eu também começo a fazer o chá das cinco! (risos)





Tarte Bakewell
(receita retirado do livro Baking Made Easy, pág.113, de Lorraine Pascale)








Ingredientes para a massa:
- 115 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 60 gramas de açúcar
- As sementes de uma vagem de baunilha
- Raspa de um limão
- 2 gemas de ovo
- 200 gramas de farinha sem fermento
- 1 pitada de sal
- 45 gramas de amêndoa moída

Execução:

Colocar a manteiga, o açúcar, a baunilha e a raspa de limão, numa taça e bater bem até estarem bem misturados. Juntar as gemas uma a uma, e adicionar a farinha, o sal e a amêndoa.

Envolver bem até obter uma mistura uniforme.

Formar uma bola e envolver em pelicula aderente e guardar no frigorifico duas horas. 


Ingredientes para a Frangipani:
- 200 gramas de manteiga amolecida
- 200 gramas de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essencia de amêndoa amarga ( na receita 2 tbsp de Amaretto)
- 40 gramas de farinha sem fermento
- 200 gramas de amêndoa moída
- 40 gramas de amêndoas fileteadas

Recheio:
- 180 gramas de doce de morango (usei de cerejas negras)


Execução:

Esticar a massa numa superficie enfarinhada até obtermos uma espessura de 2-3 mm. Colocar sobre uma forma de tarte de 23 cm, com o fundo amovível, de preferencia, e pressionar ligeiramente para a massa ficar bem aderida. (Usei o papel de forno para evitar untar e enfarinhar a forma).

Depois de forrar a forma, picar o fundo da tarte com um garfo, e levar durante 30 minutos ao frigorífico.


Pré aquecer o forno a 180ºC.

Retirar a forma do frigorífico e levar ao forno para cozer em branco. Ou seja, colocar um pedaço de papel vegetal sobre a tarte, cubrindo bem os bordes e no centro colocar alguns legumes secos. Levar ao forno e cozer a seco durante 15 minutos. Retirar do forno e retirar o papel, colocando novamente no forno, para terminar de cozer, não devendo os bordes ficarem muito tostados.

Retirar e reservar.


Colocar a manteiga e o açúcar numa taça e bater até obter uma mistura esponjosa e cremosa. Juntar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a essência de amêndoa amarga, a farinha e a amêndoa. Envolver bem para obter uma massa homógenea.


Colocar o doce de cerejas sobre o fundo da tarte, colocando de seguida o frangipani. Alisar a superficie com uma espátula e polvilhar com a amêndoa fileteada.

Levar ao forno durante 30-35 minutos, verificando aos 15 minutos se os bordes da tarte não começam a tostar. Se assim for, tapar com papel de alumínio e finalizar a cozedura.

Retirar quando estiver douradinha e inchada a frangipani, e deixar arrefecer.








Dentro do desastre monumental que aconteceu com esta tarte, o resultado é bom demais para ficar arrumado! 

Como digo na descrição da receita, deve deixar-se arrefecer.... bem eu deixei, mas nao o suficiente e ao desenformar, a tarte "tartelou-se" toda! Ou seja um desastre como digo, mas que ainda assim pode ser aproveitado e muito!!

Ah e isto faz-me lembrar que tenho que comprar uma forma de fundo amovível para que estes desastres não voltem a ter ocorrência.








Pelos vistos este tipo de tarte tem diferentes maneiras de ser feita! A mim esta pareceu-me relativamente fácil e no caso de não quererem fazer a massa, podem sempre usar uma massa quebrada de compra.

Mas então o resultado final já vai mudar, né? Por isso se quiserem experimentar uma explosão de sabor, experimentem com esta massinha!

Depois de ter feito umas quantas flaky's da Dorie, esta deu um bocadinho de guerra! Acho que o tempo de frio, é demasiado! Por isso podem reduzir para uma hora e prosseguir com o resto da receita. Assim evitarão que a massa se parta.








No livro a Lorraine aconselha a servir em fatias pequenas acompanhadas com um pouco de "single cream", ou simples acompanhada de um chá!

Nem chá nem cream, porque fiquei completamente desnorteada quando se partiu, que fui incapaz de me concentrar na apresentação.

Ainda assim atrevo-me a usar as mesmas palavras que a autora usa no livro para a definir..."Glorious"!


E acrescento, alguém que chá?

16 comentários:

  1. "Tartelada" ou não, essa fatia está com um aspecto maravilhoso.
    Costumo fazer uma parecida do Jamie Oliver.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, Mena.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  3. Leva amêndoa então eu ia gostar.
    Ficou linda...linda
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Parece deliciosa...fiquei com vontade de experimentar!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mena!
    Que pimpolha linda! ;) Parabéns!
    Adoro a tarte bakewell, parece-me ter sido uma escolha perfeita e totalmente irresistível!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. bemmmm... que aspecto maravilhoso!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia esta tarte! Mas, parece-me ser deliciosa!
    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. A tarte ficou com um aspecto incrível e a modelo é linda! Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Querida Mena! Mas que maravilha trouxeste tu??? Também nunca tinha ouvido falar, mas fiquei fascinada... deve ser mesmo boa! E a tua Maria, que linda! Um beijo gigante! Susana

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto mais delicioso tem a tua tarte.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/preparar-o-natal-4-bolo-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  11. Minha querida Mena,
    a ignorância também anda para estes lados! Acho que nunca tinha ouvido falar de tal tarte :)
    Mas que bonita que ela é :)
    Apesar do trabalho todo acho que ficou uma verdadeira maravilha! :)
    A tua filha é uma graça :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Bem, estou a babar com esse aspecto delicioso! Receita guardada.

    ResponderEliminar
  13. Pois...
    Pões-te a dizer essas coisas aos pequenos e depois pagam-te na mesma moeda, pois claro...
    Olha, eu nunca fiz a Bakewell mas já provei e adoro e esta tua, se se partiu não se nota nada e podias ter servido o chá sim senhor e tinhas-me convidado que acabava-te depressa com a tarte que dizes ter-se partido...
    Beijos grandes mana linda,
    Lia.

    ResponderEliminar